2.500 empresas no Compromisso Pagamento Pontual

784

No dia 4 de julho, realizou-se no auditório do Santander em Lisboa, a grande conferência sobre “O impacto de Pagar a horas”.

Com a abertura de Miguel Belo de Carvalho – administrador Santander e Armindo Monteiro – presidente CIP, os presentes viram reforçada a importância e o impacto de Pagar a Horas aos fornecedores e o impacto que o programa tem na economia nacional.

Na mesa redonda em que participaram o Filipe Anacoreta Correia – vice da Câmara Municipal de Lisboa, a Paula Franco, bastonária da OCC e a Presidente da ACEGE – Patricia Liz, foram apresentadas soluções e caminhos para que o pagamento a horas possa ser uma realidade no ecossistema nacional. A título de exemplo falou-se na diminuição da carga fiscal para quem paga a horas, à majoração dos critérios relativos à concessão de crédito ou de fundos comunitários e outros mecanismos que ajudem a combater uma cultura de pagamentos atrasados.

Uma cultura que para ser alterada implica movimentos conjuntos entre empresas e com o governo, como o Compromisso Pagamento Pontual” está a promover e que já tem mais de 2.500 empresas.

Aceite o desafio e junte-se a este programa aqui

 

O “compromisso pagamento pontual”

Os números são assustadores e as consequências imprevisíveis. De acordo com dados recentes da informaDB, 80% das empresas portuguesas não cumpre os seus prazos de pagamento.

Um princípio que parece básico na vida das empresas, acaba por se transformar numa séria ameaça à sua sobrevivência. Esta cultura de permissividade e de irresponsabilidade na economia portuguesa, a qual parece estar profundamente enraizada como factor cultural, tem de ser contrariada, sob pena de muitas pequenas e médias empresas poderem vir a sucumbir, caso tal não aconteça.

Para substituir este ciclo vicioso por um que seja antes virtuoso, desafiamos o maior número de empresas a comprometerem-se a pagar atempadamente aos seus fornecedores. Para o seu próprio bem e para o bem de toda a economia portuguesa, convidamo-lo a aderir a este compromisso.

Mais informações em pagamentospontuais@acege.pt