O VER é um portal online de notícias sobre valores, ética e responsabilidade no ecossistema empresarial português e internacional
O VER – Valores, Ética e Responsabilidade – é um portal online que tem como objectivo disponibilizar um serviço de referência para a comunidade empresarial de língua portuguesa com enfoque principal na promoção e defesa da ética e da responsabilidade social das empresas e dos seus gestores.
A ideia da criação do VER tem a sua génese na ACEGE – Associação Cristã de Gestores e Empresários – constituindo, contudo, um projecto autónomo desta. A sua linha editorial apoia-se nos valores defendidos no Código de Ética para Gestores e Empresários, lançado pela ACEGE em 2005.
É objectivo do VER não só informar, como também debater e estimular o envolvimento activo dos seus subscritores em torno das grandes temáticas que envolvem a nossa sociedade actual. Com um enfoque primordial nos valores que norteiam os comportamentos e as actividades das empresas, na ética e nas diversas formas de responsabilidade que estas devem assumir, o VER acompanha igualmente as tendências globais do mundo em que vivemos. Na medida em que o ambiente que alberga as empresas e os seus respectivos trabalhadores está em profunda mutação, é patente a necessidade de um novo paradigma de gestão que tenha em consideração não só o mundo globalizado e interligado, mas também as diferentes expectativas de todos os stakeholders, sejam eles colaboradores, consumidores, fornecedores, investidores ou comunidades. Neste sentido, temáticas como a sustentabilidade, a economia, a liderança, a educação, os desafios globais, os direitos humanos, o próprio comportamento humano face a um universo célere e em constante mudança têm igualmente lugar cativo nas temáticas eleitas pelo VER.
O VER aposta na complementaridade de competências. Daí constituir seu objectivo primordial reunir um conjunto de parceiros, institucionais e de conteúdos, especialistas em determinadas áreas, que contribuam activamente não só para um projecto que se quer comum, mas também para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas que permitam a sensibilização da comunidade empresarial, mas também da sociedade civil, sobre as questões que afectam a sociedade nas suas mais diversas formas.